22Novembro2024
A Zona Leste de São Paulo concentra quatro das cinco principais avenidas em número de mortes por atropelamento em toda a cidade. Segundo balanço feito pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) entre janeiro e outubro de 2011, a Avenida Sapopemba é a via com o maior número de casos – uma média de 7,6 mortes por mês.
A Avenida Marechal Tito aparece em segundo lugar, com uma média de 5,1 mortes por mês no período; a Avenida Ragueb Chofi teve índice de 4,3 vítimas fatais e a Avenida São Miguel registra média de 4,1 mortes por mês em toda a sua extensão. A única via fora da região entre as cinco primeiras é a Estrada do M’Boi Mirim, na Zona Sul, com média de 4,8 mortes por mês por atropelamento.
De acordo com Anardélio Ferreira Silva, motorista de ônibus de 39 anos, a falta de sinalização e os problemas constantes com os faróis estão entre os principais responsáveis pela quantidade de acidentes na região. Silva, que opera em linhas que passam pela Avenida Sapopemba, diz que a região do terminal de ônibus é uma das áreas mais críticas.
“Ali tem atropelamento direto, principalmente quando o farol fica piscando. Aí ninguém sabe o que fazer. Um espera o outro, aí quando um vai o outro também vai e sempre acaba acontecendo acidente”, conta Silva. “E os pedestres acabam sendo atropelados.”
G1 São Paulo