STOP e as normas de Sustentabilidade
As atividades humanas, tais como a industrialização têm provocado alterações nos recursos ambientais, causando degradações significativas ao meio ambiente.
A gravidade da situação ressalta a necessidade de o homem modificar a sua forma de agir, a fim de garantir a qualidade de vida, buscando alternativas que proporcionem um desenvolvimento sustentável, com iniciativas capazes de minimizar os problemas. A importância da preservação ambiental precisa ser colocada para toda a sociedade, pois está acima das questões individuais; trata-se de um problema para ser discutido interativamente entre os diversos setores envolvidos.
O crescimento acelerado da população implica expansão automática da industrialização para atender à nova demanda, o que significa um aumento considerável no volume de resíduos gerados, tanto doméstico como industrial.
Os processos produtivos estão cada vez mais diversificados, capazes de originar uma variedade de produtos e resíduos sólidos que normalmente não retornam como forma de recuperar matéria e energia, sendo lançados ao meio ambiente desordenadamente, interferindo nos sistemas naturais. Toda tecnologia utilizada para o tratamento e disposição dos resíduos, seja ela moderna, seja convencional, deve ser encarada como imprescindível para determinadas empresas que tenham atividades que geram impacto ambiental, porém essa opção pode ser eliminada ou minimizada adotando-se Produção mais Limpa nas empresas.
Portanto, o gerenciamento de resíduos no âmbito empresarial é uma tarefa que exige maior conscientização ambiental de todos que participam efetivamente do processo, visando à reintegração dos resíduos ao processo produtivo, à identificação de medidas de reciclagem externa ou a sua disposição em local apropriado.